Depois de participar do 3º International Fish Congress junto com a ministra Tereza Cristina, o deputado federal Vermelho informou que a criação de tilápias no reservatório de Itaipu será uma realidade.


Vermelho já havia conversado com o presidente Bolsonaro sobre o assunto e nesta quinta-feira (25) voltou a reforçar o pedido junto à ministra da Agricultura e o secretário nacional da Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Jr., que visitaram Foz do Iguaçu.


O deputado informou que na quarta-feira o tema foi debatido em Brasilia durante reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez. “O Senado do Paraguai está debatendo o assunto e deverá autorizar a criação de pescados no lago que vai gerar empregos e desenvolvimento nos dois países. Em breve chegaremos a um grande entendimento”, diz Vermelho.


Após a conversa com Mario, Bolsonaro declarou: “Demos mais um passo para a criação de tilápias no lago do Itaipu. Há uma enorme boa vontade porque isso é importante para os países. Caso isso se concretize, o Brasil crescerá em 40% da sua quantidade de pescado”.


Vermelho citou um estudo da Agência Nacional de Águas (ANA) mostrando que a capacidade de produção de peixe no reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu é de 400 mil toneladas por ano. “Com o aumento da produção, teremos de instalar um frigorífico na região do lago para abate e industrialização dos peixes. Isso gera emprego e desenvolvimento”.


O parlamentar cita um levantamento da Associação Brasileira da Piscicultura, segundo o qual, a produção de tilápia no país atingiu mais de 486 mil toneladas em 2020, um aumento de 12,5% com relação ao ano anterior. A espécie é a mais consumida pelos brasileiros, com uma média de 2,7 quilos per capita ao ano.


A ministra Tereza Cristina disse ao deputado que o assunto é de grande importância e relevância para os produtores brasileiros e paraguaios. “Isso é desenvolvimento, isso é trabalho para os produtores tanto do lado brasileiro quanto do lado paraguaio”.

 

Foto/Legenda: Deputado federal Vermelho e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.



FONTE | FOTO: Assessoria/Deputado Vermelho