Uma forte chuva com ventania atingiu as regiões Oeste e Sudoeste no fim da tarde deste domingo (28), causando destelhamentos, alagamentos, queda de árvores e falta de energia elétrica em vários municípios.
Segundo o Simepar, em alguns pontos os ventos chegaram a 95 km/h.
Francisco Beltrão
Em Francisco Beltrão, o vento chegou a quebrar vidraças de alguns edifícios, causou destelhamentos, derrubou árvores, danificou postes, torres de transmissão, semáforos e deixou a cidade parcialmente sem energia elétrica. O Corpo de Bombeiros teve bastante trabalho para atender as ocorrências.
Uma delas ocorreu no Bairro Alvorada onde, uma árvore caiu sobre um veículo ocupado por duas pessoas. Um dos ocupantes ficou preso dentro do carro e os bombeiros precisaram usar o equipamento de desencarcerador para regatá-lo. O SAMU foi acionado e encaminhou as vítimas para atendimento médico.
A cobertura de um edifício na área central foi totalmente arrancada com a força do vento.
Também houve registro de quedas de árvores e destelhamentos na zona rural.
As fortes rajadas causaram a queda da torre de transmissão da Rádio Super Jovem FM.










Rodovia próxima à Francico Beltrão.

Torre da rádio Super Jovem FM, de Francisco Beltrão.
Pato Branco
Em Pato Branco, foram registradas quedas de árvores em várias regiões da cidade. Há relatos de falta de energia elétrica nos Bairros Parque do Som e Aeroporto. Um trecho da Avenida Tupi próximo ao viaduto teve um ponto de alagamento.
A Administração Municipal anunciou na noite deste domingo (28) a interdição do Parque do Alvorecer por conta das consequências do vendaval do fim da tarde. Segundo o comunicado, houve queda de várias árvores no local. A reabertura acontecerá quando o espaço estiver seguro para a visitação.
Além do parque, o ginásio de esportes da comunidade de São Roque do Chopim também está interditado por tempo indeterminado. Segundo o município, uma das paredes do ginásio teria ficado comprometida, também por conta das consequências do vendaval.

Sudoeste
Estragos também foram registrados em Barracão, Santa Izabel do Oeste, Ampére, Santo Antônio do Sudoeste, Capanema, Nova Esperança do Sudoeste, dentre outras, com destelhamentos e queda de árvores.
Por conta da queda de árvores houve dificuldade de circulação de veículos em vários trechos de rodovia.
O Corpo de Bombeiros realizou atendimentos e entrega de lonas em vários municípios.

Capanema.

Santa Izabel do Oeste.
Salto do Lontra
Em Salto do Lontra, a Defesa Civil - Bombeiro Comunitário do município atendeu vários chamados, principalmente no interior.
Nas comunidades de Linha Vidal e Água Fria, as fortes rajadas de vento provocaram destelhamentos.
Na Linha Toscan, além dos estragos em residências, a força dos ventos derrubou e arrastou a caixa de água do poço artesiano que abastece a localidade.
No perímetro urbano, o vento atingiu parte do Bairro Jardim Primavera, causando a queda de telhas.
Houve registro de falta de energia elétrica em alguns pontos.
Lonas foram distribuídas para os imóveis afetados.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, na PR-471, entre Salto do Lontra e Nova Esperança do Sudoeste, uma árvore caiu e interrompeu completamente o trânsito na rodovia por aproximadamente duas horas. Foi necessário o uso de uma retroescavadeira para retirada dos pedaços de grande porte.
Na PR-281, no trecho conhecido como Serra do Canarinho, também houve registro da queda de uma árvore, que interrompeu parcialmente o trânsito no local por cerca de 40 minutos até a limpeza e liberação da pista.

Comunidade de Linha Vidal.

Comunidade de Linha Toscan.

PR-471, entre Salto do Lontra e Nova Esperança do Sudoeste.
Falta de luz
Os estragos causados pelos raios e ventos fortes chegaram a interromper simultaneamente o fornecimento de energia em milhares de domicílios das regiões Oeste e Sudoeste.
Segundo a assessoria de comunicação da Copel, houve desligamentos em áreas das cidades de Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Francisco Beltrão, Pato Branco, Capanema e Ampére.
A Copel lembra que, em dias de tempestades, deve-se manter distância de situações que possam oferecer riscos, como postes quebrados e fios rompidos. A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp (41) 3013-8973. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.
Colaboração
Com informações dos sites PPNews e Diário do Sudoeste.
As fotos são de Deivid Fragatta, Itagibe Junior, Júlio Perin, Vera Franciosi Schmitz, Defesa Civil de Salto do Lontra e redes sociais.
FONTE: Redação/Rádio Independência