Nesta segunda-feira, 3 de novembro, a ALATEA (Associação Lontrense dos Amigos com Transtorno do Espectro Autista), em parceria com a ACA (Associação Casa da Amizade), realizou uma formação voltada ao Plano Educacional Individualizado (PEI), instrumento essencial para o atendimento pedagógico de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências.

 

O encontro reuniu diretores, pedagogas, professores de sala de recursos e professores de apoio da rede municipal e estadual de ensino de Salto do Lontra, além de profissionais dos municípios de Nova Prata do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste e Enéas Marques.

 

A formação foi conduzida por Maura Lange, mestre em Educação Especial e especialista em Análise do Comportamento e Deficiência Intelectual.

 

A presidente da ALATEA, Raquel Paiz, ressaltou que o PEI é um documento pedagógico obrigatório e personalizado, que deve ser elaborado por uma equipe multidisciplinar, considerando as habilidades, dificuldades e potencialidades de cada aluno. Ela lembrou ainda que o direito ao ensino adaptado é garantido por lei para todas as crianças com autismo ou transtornos do desenvolvimento.

 

Já a presidente da ACA, Ingrid Gotardi, destacou que a entidade, criada em 11 de novembro de 1987, tem como missão promover melhorias para a comunidade lontrense. Segundo ela, a parceria com a ALATEA surgiu da percepção de que o tema do autismo está cada vez mais presente na realidade educacional, o que torna fundamental investir em conhecimento e capacitação para os profissionais da educação, fortalecendo as práticas de aprendizado e inclusão.



FONTE: Redação/Rádio Independência | FOTO: ALATEA