A partir de segunda-feira haverá vistoria do esgoto em Salto do Lontra (Foto: Assessoria)

Assessoria - A Iguaçu Saneamento, em parceria com a Sanepar, realiza na próxima segunda-feira, 22 de dezembro de 2025, o Programa de Vistorias Técnicas Operacionais no município de Salto do Lontra. A expectativa é que as equipes visitem cerca de 150 imóveis, com o objetivo de assegurar que as residências e comércios estejam corretamente conectados à rede coletora, evitando o lançamento irregular de resíduos em rios e galerias pluviais.

 

O procedimento é realizado exclusivamente com a autorização do morador e consiste em testes simples e seguros. Os técnicos utilizam corantes não poluentes em pias, ralos e vasos sanitários para rastrear o fluxo do esgoto, garantindo que não haja riscos à saúde ou à estrutura das tubulações. As vistorias são conduzidas por duplas de agentes identificados e uniformizados, e a concessionária incentiva que o responsável pelo imóvel acompanhe todo o trabalho para esclarecer dúvidas.

 

A iniciativa possui um caráter preventivo: proprietários de imóveis com as instalações adequadas recebem o Certificado de Regularidade. Nos casos em que forem detectadas falhas, o morador recebe orientação técnica especializada e um prazo de até 60 dias para realizar os ajustes necessários. Com essa mobilização em Salto do Lontra, a Iguaçu Saneamento reforça seu compromisso com a eficiência do sistema de saneamento e a sustentabilidade ambiental na região.



FONTE E FOTO: ASSESSORIA