Cinco meses após o tornado que atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Sudoeste do estado, moradores ainda enfrentam dificuldades para reconstruir suas casas e retomar a rotina. Diante desse cenário, o SAMU 192 do Sudoeste do Paraná, por meio do CIRUSPAR, iniciou uma campanha solidária para arrecadação de donativos.

 

A ação, que começou de forma interna no mês de março, agora foi ampliada para toda a comunidade regional com a campanha “Arrecadação Solidária”. A iniciativa surgiu a partir de um gesto de empatia da condutora socorrista Ingrid Giacomini, da base de Chopinzinho, sensibilizada pela situação enfrentada pelas famílias atingidas.

 

A partir desse movimento, todas as 14 bases do SAMU na região foram mobilizadas e passaram a atuar como pontos oficiais de coleta, fortalecendo a corrente de solidariedade até o fim deste mês.

 

Em Salto do Lontra, a base do SAMU 192 também está recebendo doações. O ponto de arrecadação está localizado na Rua Valdevino Brustolin, no Bairro Cooperativa, junto à base da Defesa Civil.

 

Segundo os organizadores, a campanha busca atender às necessidades básicas das famílias que seguem em processo de reconstrução, especialmente no que diz respeito à higiene pessoal e à limpeza doméstica — itens essenciais para garantir saúde e dignidade neste momento delicado.

 

Campanha de Arrecadação


Onde doar: Em qualquer uma das 14 bases do SAMU 192 no Sudoeste do Paraná


O que doar: Produtos de higiene pessoal (sabonete, shampoo, escova e pasta de dente) e produtos de limpeza (detergente, água sanitária, desinfetante)


Prazo: Até 30 de abril

 

A mobilização reforça o papel social das instituições de saúde, que, além do atendimento emergencial, também se unem em momentos de crise para apoiar a população. A mensagem central da campanha resume o espírito da ação: “Pequenos gestos constroem grandes recomeços.”



FONTE: Redação/Rádio Independência | FOTO: Samu