
Pasta desenvolve programa de combate tabagismo
Domingo, 31 de maio, será o dia mundial sem tabaco. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo central é alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, além de combater o avanço do uso de cigarros eletrônicos (vapes).
Em Salto do Lontra a secretaria municipal de saúde realizou na tarde desta quinta-feira, 28, na unidade de saúde do bairro Colina Verde, um encontro com ex-fumantes. A maioria dos presentes conseguiu largar o cigarro após participarem de encontros promovidos pela pasta com acompanhamento de uma equipe multiprofissional, formada por médico, enfermeira, farmacêutica, dentista e psicóloga. Também havia pessoas que conseguiram deixar o vício por conta própria.
Na oportunidade cada um pôde compartilhar da sua história, contando como começou a fumar, os malefícios causados pelo cigarro, a dificuldade em parar e os benefícios - a melhora da saúde, da convivência e da qualidade de vida ao conseguir largar o vício. Todos destacaram que foi uma conquista, uma vitória. Ao final cada um deles ganhou um certificado, em forma de reconhecimento.
A secretária de saúde Elaine Gonçalves enalteceu este trabalho feito pelos profissionais que atuam no programa de combate tabagismo promovido pela pasta, parabenizou a equipe e os pacientes que conseguiram alcançar o objetivo e disse que a secretaria está à disposição de todas as pessoas que queiram parar de fumar. Ela orientou que procurem a unidade de saúde mais próxima ou conversem com os agentes de saúde.
Também participaram do encontro o médico Welinton da Costa, a farmacêutica Josimara Dalo e a enfermeira Eloiza Perão Moro.
FONTE | FOTO: Assessoria/Prefeitura Municipal de Salto do Lontra