O pagamento da 5ª e última parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 começa na próxima segunda-feira (21). A ordem de vencimento, de acordo com o dígito final da placa do veículo, segue até sexta-feira (25).

 

Em março os proprietários de veículos no Paraná ganharam uma folga no pagamento do imposto. Em razão do acirramento da pandemia da Covid-19, a Secretaria da Fazenda postergou em um mês o vencimento das parcelas.

 

Assim, as três parcelas restantes tiveram seus prazos adiados em um mês: a 3ª, que deveria ser paga em março, teve seu prazo postergado para abril, e assim sucessivamente até a 5ª e última parcela, neste mês.

 

Enquanto na maioria dos estados a última parcela do IPVA venceu em março, o Paraná permitiu o parcelamento e ainda estendeu o prazo.

 

O parcelamento em cinco meses foi uma novidade no pagamento do imposto neste ano. Até 2020, o parcelamento máximo era de três meses. O objetivo do aumento das parcelas foi facilitar a vida do contribuinte paranaense.

 

SAIBA MAIS: Secretaria da Fazenda participará de seminários virtuais sobre educação fiscal

 

SAIBA MAIS: Governo propõe lei que parcela dívidas de empresas em recuperação judicial

 

COMO PAGAR - É importante ficar atento: os contribuintes não recebem mais boleto para efetuar o pagamento, nem qualquer outro tipo de correspondência. Para emitir a guia, basta acessar o site www.fazenda.pr.gov.br/ipva. É preciso ter em mãos o número do Renavam, que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

 

Apenas com o número do Renavam também é possível pagar o imposto diretamente nos caixas ou canais de atendimento de sete bancos credenciados: Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Bancoop.

 

A quitação do IPVA é requisito obrigatório para emissão certificado de licenciamento de veículo pelo Detran/PR.

 

Confira o calendário:

 



FONTE: Agência Estadual de Notícias do Paraná | FOTO: José Fernando Ogura/AEN