Nesta segunda-feira, 12, os vereadores da Câmara Municipal de Salto do Lontra aprovaram a denominação da Praça Municipal, localizada no Bairro Jardim dos Lagos, que agora passa a se chamar “Praça Sebastião Cândido da Silva”. O projeto é de autoria do vereador Joel Piekler (MDB).

Os familiares do homenageado acompanharam a votação.

Histórico
Sebastião Cândido da Silva, morava em Rio Vitória com seus pais e sua esposa, a senhora Alfa Peron. Em busca de um novo progresso veio para o Rio Gavião e anos mais tarde para a vila de Salto do Lontra.

A partir daí, iniciou uma grande jornada de muito trabalho ao lado de sua esposa. Com dificuldades comprou o primeiro motor que acionou um gerador, fornecendo energia elétrica para a primeira geladeira e sorveteria da vila, que tinha pouco mais de cinco moradores. Mais tarde, montou um pequeno hotel e depois uma rodoviária, com a luz elétrica gerada com a água do rio lontra.

Com o crescimento da vila, o aumento do trabalho e a necessidade de transporte para Francisco Beltrão, adquiriu um caminhão juntamente com o Dr. Wilson José da Silva Nunes, primeiro prefeito, acertado com o Sr. Alfredo Piavek. Sebastião acolheu o motorista em sua pensão sem lhe cobrar nada, assim iniciando o primeiro transporte de Salto do Lontra.

No dia da chegada do primeiro caminhão, Sebastião promoveu uma grande festa, convidando todos os moradores da vila, sendo eles:

- Família Inácio;
- Antonio Telles e família;
- Pedro Bernardi;
- Estácio Gigoski;
- Danilo Chiamenti;
- Pedro Armandio Vobeto;
- Dinarte Seferino e família;
- Avelino Borghesan e família;
- Lourenço Silveira e família;
- Rosa Paracena e família.

A festividade, ocorrida em 7 de fevereiro de 1958, marcou a história da pequena vila.

Sebastião também doou os terrenos para a construção do ginásio de esportes e a APAE. Também contribuiu para a construção das igrejas e o salão comunitário do município. Participou ainda da primeira eleição política, juntamente com o Dr. Wilson.

Viveu uma vida plena, contribuiu no que foi possível no desenvolvimento da cidade e sempre ocupou seu tempo com a família e amigos, sendo um belo exemplo a ser seguido.

10ª Sessão da Câmara de Vereadores
A sessão foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador João Carlos Dalberto (Carlão Verdureiro), e contou com a presença dos vereadores Ibanês da Silva (Naza), Marcio Luis Manfredini, André Nava (Navinha), Paulinho Cabeleireiro, Jucelio Xavier Alves (Vermelho), Ladair Casanova Cavilha (Sócrates), Joel Piekler e Zé Colle.


Fonte: FONTE | FOTO: Assessoria/Câmara Municipal de Vereadores de Salto do Lontra