A segunda-feira (19) começou com frio intenso em todo o Sul do País. Na região Sudoeste do Paraná houve registro de geada.

 

Em Salto do Lontra, no início da manhã os termômetros marcaram -1ºC, com sensação térmica de -5ºC, no centro da cidade.


Ouvintes das Rádios Independência e Tropical Sul enviaram fotos da geada.


De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) as temperaturas devem continuar baixas nas próximas horas. “A semana começa de forma típica de inverno no Estado, com muito frio, pois o centro mais intenso de uma massa de ar de origem polar atua sobre o Sul do Brasil. No Paraná o declínio das temperaturas é intenso nas diversas regiões, com valores negativos, principalmente em áreas da metade sul paranaense. Há previsão de formação de geadas, com risco mesmo em porções mais ao norte. Durante a manhã e tarde o sol predomina, mesmo assim não chega a aquecer muito".


Sensação térmica
A chamada sensação térmica é um índice criado para representar a temperatura que uma pessoa sente na prática. De acordo com reportagem do jornal Folha de São Paulo, uma das maneiras de calcular esse índice é levando em conta a umidade. Quando o tempo está quente e muito úmido, a sensação térmica é maior do que a indicada pelo termômetro. Se a umidade é baixa, a sensação térmica vai na mesma direção.


Outro fator relevante para o cálculo, especialmente em temperaturas frias, é o vento. É quase como se o movimento do ar roubasse calor do corpo (o que a física chama de perda por convenção). Quanto mais vento, mais calor se perde.

 

Foto/Legenda: A ouvinte Eliane Ferreira Brognara, moradora da Linha Água Doce, na comunidade de Rio Gavião, interior de Nova Esperança do Sudoeste, registrou a geada em sua propriedade nesta segunda-feira (19).



FONTE: Redação/Rádio Independência